Tipos de vistos de trabalho

Para ser preciso, não existe um “visto de trabalho” de residência, mas o termo genérico para o estatuto de residência que lhe permite trabalhar no Japão é geralmente referido como um “visto de trabalho”.

Alguns dos vistos que lhe permitem trabalhar incluem

Estatuto de residênciaExemplos de profissõesPeríodo de estadia
DiplomaciaEmbaixadores, ministros, cônsules-gerais, etc. de governos estrangeiros e suas famíliasPeríodo de actividades diplomáticas
Utilização oficialFuncionários das embaixadas e consulados de governos estrangeiros e suas famíliasPeríodo de actividades oficiais
ProfessorPresidente, Director, Director, Professor, Professor Assistente, Docente, Professor Assistente5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
ArteCompositor, letrista, pintor, escultor, fotógrafo, escritor5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
ReligiãoMissionários, evangelistas, pastores, padres, padres, bispos, sacerdotes5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
Cobertura de imprensaRepórteres, editores, fotógrafos de notícias, anunciantes5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
Negócios e GestãoGestão e gestores de empresas estrangeiras5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
Serviços jurídicos e contabilísticosAdvogado, fiscal de justiça, fiscal administrativo, contabilista público certificado, contabilista fiscal5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
MédicoMédicos, farmacêuticos, enfermeiros de saúde pública, parteiras, enfermeiros e enfermeiros associados5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
InvestigaçãoInvestigadores de agências governamentais e empresas.5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
EducaçãoProfessores de línguas do ensino secundário e do ensino básico5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
Tecnologia, conhecimento de humanidades, trabalho internacionalTécnico de processamento de informação, intérprete, designer, tutor de línguas5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
Transferência dentro da empresaCessionário de um escritório no estrangeiro5 anos, 3 anos, 1 ano ou 3 meses
DivertidorAtleta profissional, personalidade televisiva, cantor, actor1 ano, 6 meses, 3 meses ou 15 dias
HabilidadeCozinheiros e treinadores desportivos estrangeiros.3 anos ou 1 ano

O tipo de visto que solicita dependerá do tipo de trabalho que irá realizar no Japão, por isso certifique-se de que sabe em qual das categorias de visto acima referidas irá trabalhar em primeiro lugar.

Não existem restrições profissionais para aqueles que têm um dos quatro estatutos seguintes: “Residente Permanente”, “Cônjuge ou Filho de um cidadão japonês”, “Cônjuge de um Residente Permanente”, ou “Residente Permanente”, mas caso contrário, não há qualquer requisito de residência para trabalho simples.

Além disso, ao candidatar-se, necessitará de um contrato com a empresa ou organização para a qual planeia trabalhar, de modo a que o seu empregador possa Por favor note que não pode candidatar-se a estes vistos se estes ainda não estiverem determinados.

Existem critérios detalhados para cada um deles, a fim de obter um visto de trabalho. Com base no seu estatuto de residência, em que condições deve cumprir, o que deve requerer, etc. É necessário desobstruir o tedioso processo.

Se o seu pedido for rejeitado uma vez, será muito difícil conseguir que seja anulado uma segunda vez, por isso é importante certificar-se de que o seu primeiro pedido é bem sucedido.

Permissão para se envolver em actividades diferentes daquelas para as quais é elegível

Mesmo que não seja elegível para um visto de trabalho, tal como um visto de “estudante universitário”, pode trabalhar a tempo parcial dentro de um determinado intervalo, se obtiver autorização para se dedicar a outras actividades que não as permitidas pelo estatuto de residência.

Por exemplo, se for um estudante internacional (excepto para estudantes de investigação e estudantes de auditoria que são exclusivamente estudantes de auditoria), pode trabalhar até 28 horas por semana. (até 8 horas por dia durante as longas férias escolares). No entanto, podem não trabalhar na indústria do entretenimento.

Se pretender exercer actividades diferentes das permitidas ao abrigo do estatuto de residência, mesmo que tenha o estatuto de residência para trabalhar, deve ter uma autorização para exercer actividades diferentes das permitidas ao abrigo do estatuto de residência. Este é o caso. Por exemplo, uma pessoa que vem ao Japão com um estatuto de “Habilidade” de residência para trabalhar a tempo parcial numa escola de língua inglesa à noite, por exemplo, se o desejar.

アイサポートにお任せください!
まずは一度、お気軽にご連絡ください
0120-717-067
メールは24時間受け付けております。

お問い合わせはこちら

↓電話番号をタップして発信できます↓

0120-717-067

受付時間 平日9:00〜18:00 お気軽にご連絡ください

-->